Posted by Diego Jorge de Oliveira On 12:27
Sempre tem uma coisa que me intriga é o fato de alguns lutadores que tem aquele pensamento "meu estilo é o melhor" ou "meu estilo é invencível"... já ouviram isso? acredito que você que está lendo, até já falou isso... (admita, já fui assim também)
Hoje, quando ouço algum lutador falando isso perto, logo penso "esse cara deve ser nível baixo/iniciante", mas acho que é uma coisa até normal, um lutador nível baixo e totalmente entusiasmado com sua amada arte falar uma coisa dessas, e quando chega a um nível alto, mudar completamente a opinião sobre tudo.
Isso chama-se "Crescimento"

O Problema é quando esse pensamento não muda, aí é quando o próprio "apanha da vida" como dizem por aí... pois vê com os próprios olhos (ou ferimentos no corpo, como preferir) como outras artes são tão boas quanto a dele e que deve-se respeito total com as mesmas.

Claro que isso sempre vai existir, mas pra deixar o assunto mais claro o possível: quem define sua arte é VOCÊ e não sua arte.. ela é um caminho para o próprio crescimento marcial.. mas de nada adianta se VOCÊ não se esforça.

Um Lutador de Karatê pode tanto vencer um lutador de Judô ou vice-versa, o que define é o tempo de treino e a dedicação dos lutadores, claro, só o tempo também não adianta... ter 30 anos de Jiu-Jitsu e mal fazer raspagem ou falar que treina Boxe e nem saber esquivar, mas são só exemplos

Onde quero chegar é... Ame sua arte, respeite a do próximo.. existem técnicas de tudo quanto é tipo em todas elas, para diversas situações, já se você saberá usá-las ou não, aí é com você.

Bora Treinar! - Diih